Pare de exigir tanto das pessoas!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ouvi recentemente que eu exigia muito das pessoas e essa não foi a primeira vez. E sabe de uma coisa? A pessoa está certa.

Realmente não podemos obrigar ninguém a gostar de nós ou se dedicar. Não posso ter que lembrar e exigir tanto das pessoas que nem se importam comigo em primeiro lugar

Você exige muito das pessoas?

As pessoas que realmente são tímidas e ainda solitárias possuem aquele medo interno de perder alguém.

O sentimento de que 'a pessoa acabará se enchendo ou enjoar' e você acabará no abismo da solidão mais uma vez e ainda ter que enfrentar todo processo até outra pessoa te achar, é muito perturbador.

O que acaba acontecendo... encontramos aquela pessoa com potencial de amizade ou até mesmo namoro e tentamos de tudo para manter isso. Depois, a carência se transforma em sufocação.
Mas pense bem, isso é o que ESSAS PESSOAS fazem nossas mentes solitárias acreditar. Que sufocamos! Esse tipo de gente se aproveita (voluntária ou involuntariamente) de nossas inseguranças e colocam a culpa na gente. Mas se tem uma coisa que tímido (e solitário) não faz é insistir, provocar.

O Medo de Rejeição

O medo de rejeição que um tímido sente é tanto que mesmo que esse potencial de amizade apareça, ele ficará ainda assim na dele. Apenas quando essa outra pessoa deixar bem claro o quanto gosta e deixar quem é tímido a vontade que acabará considerando sair do seu casulo.

Então chegamos ao outro extremo. A pessoa já conseguiu o que queria de você... Às vezes é algum tipo de consolo, desabafo (normalmente você é bom ouvinte), dinheiro ou até uns beijinhos e está ai...ela conseguiu o que queria de você (mesmo que não por maldade viu)... E quando você tenta o mesmo com ela... A resposta dela é a que você exige muito, sufoca, é dramático, talvez apareça ainda um sem atitude no meio e até patético

Sempre me culpei por tudo (e ainda faço), mas foi quando tentei escrever e lembrar exatamente o que envolveu esse tipo de relação, as tais coisas graves que eu andava fazendo, é que percebi que eram nenhuma.


Não fiz nada de errado. Quem me iludiu não foi minha imaginação. Foram as palavras e ações daquela pessoa (ou pessoas). Lembram do pequeno príncipe? "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

Pois é, mas ai que chega o grande problema. As pessoas não gostam de ser responsáveis, não gostam de assumir, se comprometer, elas reclamam de você por algo que você faz, sendo que antes estavam fazendo o mesmo com você, mas naquele momento você estava se comportando como elas querem/desejam/precisam. Ouvindo, dando conselhos, atenção.

As pessoas te usam e você que exige delas?

Se/Quando por algum motivo você fica sem contato com a pessoa, seja por algumas horas ou dias, ela te provoca com um "está chateado comigo?", "mas você nunca fala comigo, eu que tenho que te chamar, puxar assunto" e assim vai. Só que se a pessoa faz, some e quando você vai questioná-la ela irá reclamar. Vai falar e repetir que é coisa da sua cabeça. Se por acaso você soltar um "mas você não me dá atenção", "você mudou comigo"... Ela soltará o clássico "ah deixa de ser dramático!". 

O que estou querendo dizer com tudo isso? Retorno ao "pare de exigir tanto das pessoas", e é verdade, pois se você chegou nesse nível que pedir para falar com a pessoa ou encontrar uma vez por mês é exigir...sinceramente essa pessoa não merece é nem 1s do seu tempo.

O tempo passa rápido e é precioso demais para que se desgaste com pessoas tão egoístas, insensíveis e que absurdamente sofrem de amnésia.

As pessoas te usam e ainda colocam que você exige delas. Apesar das pesquisas e da sociedade apontarem o inverso, no mundo que vivemos hoje é sim possível sobreviver sozinho no sentido de que temos muitas formas de entretenimento para ocupar nossa cabeça. Por isso, seja firme na sua decisão e não se prenda a uma amizade dessas. 

Obs.: Não se espante quando você fizer isso, a pessoa em questão ter como reação um "drama" básico e ainda tentar uma última vez acabar com seu psicológico ( mesmo que não por maldade, de novo!! É capaz de ainda fazer sua caveira por ai, mostrando como único vilão na história)

Um comentário

  1. não sei se faz tempo que o blog é atualizado... mas eu achei ele sem querer, e me identifiquei muito. eu nunca pensei que existisse alguem que pensasse tão parecido comigo. principalmente com esse texto. eu ja tentei algumas vezes comecar um relacionamento, com pessoas que pareciam "perfeitas" pra mim, mas no final, elas se "enjoaram", acharam que eu demorava demais, rs, eu só não me arrisco sair do meu abrigo isolado dentro de mim mesmo. fazer o que, ultimamente, parei de exigir das pessoas ( eu usei exatamente esse mesmo termo pra isso)... bem, estou sozinho até hoje, de certa forma feliz, comigo mesmo.

    Abraço!

    ResponderExcluir