As (des)vantagens de ser tímido

sábado, 5 de julho de 2014


Foi meio polêmico quando postei sobre as 10 vantagens de ser tímido. Parece que apesar de tudo que tento passar para meus leitores, a maioria persiste na ideia que realmente não existe nenhuma vantagem em ser tímido. A existência por si da timidez dentro de você é uma desvantagem. 

Infelizmente não posso entrar forçadamente na cabeça de cada um e mostrar o que eu pude entender nos últimos anos. Como que a compreensão de suas atitudes, a observação de seu dia a dia, e cada comportamento seu durante a vida, pode na verdade ter contribuído para você ser uma pessoa melhor. E que ser tímido não é errado. Está muito longe disso.

Então me deparei com essa matéria que saiu em uma revista (que nunca tinha ouvido falar) Gaz+ no ano passado e que mais ou menos lida com essa questão.

Entendendo o conceito de ser tímido e/ou introvertido

Assim como muitos outros textos, esse também mistura um pouco o significado da timidez com introversão. Mas como eu já também citei no blog "(...) apesar de todas as diferenças, o tímido e introvertido têm em comum algo profundo. Nenhum dos dois chamam atenção para algo positivo na sociedade". Logo, faz sentido que aqui ou em qualquer outro lugar tenhamos esse atropelamento para destacar ou diminuir essas 2 características.

Aceite que Timidez não é falha de cárater

No texto da matéria 'As (des)vantagens de ser tímido' eles começam considerando que "timidez nada mais é do uma característica pessoal, assim como a extroversão, e que não deve ser 'combatida', mas sim aceita pela família e os amigos.". É o que tento repetir aqui e vou seguir fazendo. Uma hora você precisará aceitar e acreditar nisso, pois é a pura verdade. O problema é que ouvimos tanto o inverso que tomamos isso como verdade para toda vida.
“Eu acho errado você querer que o jovem seja uma pessoa explosiva, que ele saia com os amigos para a balada, que ele tenha que estar sempre em grupo necessariamente”
As pessoas são diferentes. Ponto final. Cada um tem uma preferência, um gosto, um estilo, uma personalidade. É tão mesmo complicado entender isso? Tem gente que adora ir a balada e ficar rodeada de gente e outras simplesmente preferem ir assistir um filme ou ficar com seu amigo mais próximo no Starbucks do shopping conversando.

A Publicidade (leia-se sociedade) reforça a ideia que o jovem deve ser extrovertido 

Preste atenção na publicidade voltada ao público adolescente. Não importa o produto anunciado, os jovens da propaganda parecem estar sempre em grupo, se divertindo na balada ou em conversas animadas. De acordo com a psicóloga e professora da PUCPR, Ana Beatriz Pedriali Guimarães, esse é o principal motivo para consolidar culturalmente a ideia de que o jovem extrovertido é mais feliz do que o tímido. “É como se a felicidade estivesse nessas atividades e não é assim necessariamente”, explica a especialista. Por conta disso, muita gente que é mais quietinha acaba achando que tem algo errado consigo e até chega a procurar ajuda profissional. “As pessoas hoje em dia têm dificuldade de estarem sozinhas. Recebo gente [no consultório] que quer ser mais sociável. Pergunto se isso [ser tímido] realmente os incomoda e eles dizem que não. As pessoas se cobram para serem mais expansivos por uma questão cultural”, diz Ana Beatriz.
Tenho certeza que você se enxergou nesse aspecto. Estamos deixamos nos levar pelo que o externo quer que sejamos. Lembra aquele discurso na sua cabeça que você é o dono de você mesmo e não vai pela ideia dos outros? Talvez precise rever isso, certo? Deixamos os outros guiar nosso comportamento. Desde a infância e vai seguir até quando? Realmente incomoda o seu jeito ou incomoda que você não tenha algo que parece fácil para os demais? Você quer ser você mesmo ou prefere ser um alienado igual aos demais?

Deixe a Timidez de lado e seja feliz

E lá no começo falei que a matéria lidava mais ou menos com a questão, pois assim como quase todo texto sobre o assunto, eles acabam de alguma forma dando um empurrão para que (apesar de tudo) você tente deixar de ser tímido. Será que é realmente assim? Seja tímido e infeliz, não seja tímido e seja feliz? Faz todo sentido para você?

Eu entendo realmente que pode ser cansativo ficar navegando contra a maré. Simplesmente enche o saco tanta luta. Não é melhor quando tudo vem fácil? Eu não acho, mas a maioria sim. Então você pode ler o texto completo e se o seu interior não aguenta (não pelas razões dos outros e sim suas, por achar que você está errado) e realmente procura algo que faça você poder mudar ou algo do tipo. Leia lá aquelas mesmas dicas de sempre e que são totalmente contraditórias. 

Sorria mais, fale com desconhecidos, tente falar um pouquinho em público. Meu deus!!!!!!! Sou tímida, não tem pouquinho ou muito, não dá para escolher a situação que será melhor ou pior. Óbvio que sorriso atrai as pessoas e que talvez ninguém esteja lá preocupado comigo ou vá me julgar, mas e dai? Independente de tudo é a timidez que manda e na verdade ela também desmanda. Tirando se você vive dentro de um casulo desde que nasceu, em algum momento você já conseguiu falar com alguém, sorrir e até mesmo perguntar algo a um desconhecido. Você pode até não lembrar, mas já aconteceu. Nosso interior, o funcionamento de nosso corpo é tão complexo que realmente quando necessário ele faz. Não é questão de ajuda ou mudança. Ele apenas é assim, para os tímidos ou não. E isso não quer dizer que ficarei em algum momento confortável com isso.

Assim como não acho certo que você queira agir como a sociedade diz que você deve. Também não posso querer que aceite meus argumentos para não o fazer. O importante é que sozinho você vislumbre que é sim uma pessoa especial, independentemente se é aquela que toma a iniciativa de ser o líder da turma ou que todos ficam em volta ouvindo os últimos acontecimentos de seu dia. Pode ser sim, muito mais complicado ser desse jeito, mas ele não é uma falha, não é um desvio. E se querem tanto que nós mudemos, vamos mudar sim para levar a eles tudo isso que acabamos de entender. Queremos nosso espaço também

Postar um comentário