Como ser mãe de criança tímida

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Pais com crianças tímidas
Sempre tenho falado com posts relacionados diretamente as pessoas que são tímidas. O maior público do blog costuma ser de adolescente e jovens. Por outro lado, encontrei alguns textos e achei importante também destacar aqui sobre a criança tímida. Afinal como a mãe deve lidar quando seu filho é tímido?

Se você está hoje com mais de 20 anos, não teria sido bem mais proveitoso ter crescido em um ambiente onde pelo menos os seus pais tivessem procurado entender você?

Que tipo de conduta a mãe de criança tímida precisa ter?

Não sou mãe ainda, mas eu tenho em minha cabeça um certo estilo e caminho para seguir. Será que isso vai mudar na hora? Será que com tudo que passei por ser tímida, e apesar de ter o discurso 'abrace sua timidez' eu vou preferir que meu filho também seja tímido ou talvez eu deseje o melhor para ele (dentro da sociedade que conhecemos hoje) e que ele tenha uma personalidade mais 'extrovertida'?
Existem pais que foram crianças tímidas, que se lembram do esforço que fizeram para superar a timidez e que não querem que seus filhos percam oportunidades que a vida está sempre oferecendo. _A criança tímida
Timidez é objeto de estudo por vários pesquisadores e psicólogos, e para qualquer coisa que considerem um 'problema', sempre tentam buscar qual é a origem desse problema. Nada mais óbvio que voltem lá para a infância e analisem o comportamento de crianças, principalmente aquelas que estão começando a 'socializar' frequentando creches ou os primeiros anos de colégio.

Se você que é tímido já ouviu a vida toda que seu jeito de ser não o levará para lugar nenhum, imagine um pai ou mãe que nunca foi tímido e ai percebe que seu filho possui um comportamento totalmente oposto ao dele? Acredito que até mesmo você tenha pais que não são tímidos, logo pode já imaginar o que uma criança irá passar (na maioria dos casos) com pais que não entendem essa personalidade de seus filhos.

Não existe nenhuma fórmula mágica de criação de filhos, existe é o bom senso e a intuição que o tipo de conduta que tem com sua criança, provavelmente irá refletir na vida dela para sempre. Talvez você imagine que seu filho ser tímido, trará muitas dificuldades para sua vida e que apenas deseja o melhor para ele. E sim, seu coração pode estar cheio de boa intenção, mas é tudo questão de jeito. E nem sempre o que você acredita ser o melhor, pode realmente ser o melhor para a criança tímida.

Procure sempre o diálogo

A criança tímida não é um ser extraterrestre e problemática. Ela é completamente normal, mas que precisa de estímulos diferentes da maioria das crianças. Duvido que também que dentre os colegas de classe, não exista mais de 1 criança assim. E, muito provavelmente, por intuição ou não elas até mesmo irão se juntar. E também existem casos daquelas outras que mesmo não sendo tímidas, possuem naturalmente o dom de atrair crianças opostas a elas e com seu jeito espontâneo acabe conquistando ou gostando daquela outra que fique mais na dela ou até mesmo que tenha um jeito menos egoísta de ser, compartilhando seus brinquedos ou lanche.

Então com sua criança tímida, você precisa também ter diálogo. Primeiro compreender melhor o comportamento dela, depois conversar (sem cobrar) para realmente poder verificar se realmente a personalidade do seu filho é assim ou algo está fazendo ele agir assim. Pois também pode acontecer.

Ninguém precisa ser graduado para entender alguns comportamentos. Óbvio que se continuar em dúvida, procure sim um profissional ou melhor ainda mais de um. Precisa ter mais de 1 opinião sobre qualquer assunto que diz respeito a seu filho. Porém, tome cuidado e não deixe nunca ninguém tratar sua criança tímida como se ela fosse problemática.

Criança tímida também merece respeito

Da mesma forma que não concordo com tudo que escrevem sobre os males da timidez e dicas para perdê-la (furada total), levar uma criança então para esse mesmo caminho é que irá perturbá-la ainda mais. Qualquer pessoa, criança ou não, merece respeito. Temos que entender as pessoas e suas individualidades.
Evite rótulos. Quando as crianças ouvem repetidamente “Ele é sempre tímido!” ou “Ela é a tímida da família!”, sua hesitação sobre tentar coisas novas apenas é reforçada. Sendo rotulada de tímida a criança continua a reagir desse modo e a viver de acordo com essa expectativa. O rótulo também pode se traduzir em descrições negativas, como “desajeitado”, “acanhado” e “bicho-do-mato”, que são péssimos construtores de autoconfiança. Pior ainda, esses rótulos podem se tornar profecias cumpridas. _Crianças Tímidas
Como falei anteriormente, existem muitos artigos em revistas, livros e internet tentando controlar mais uma vez a maneira como as pessoas devem ser. Mesmo que comecem com um 'timidez é normal', acabam terminando com um 'é possível melhorar isso'. Primeiro que se algo é normal, não é preciso melhorar. Se não existe felicidade ou se faz um mal físico a pessoa, é necessário mesmo buscar alguma solução. Porém, eu duvido que pessoas que se sentem bem com elas mesmas, após entender seu jeito de ser e ter apoio dos que estão em volta dela, irão precisar de 'melhora', solução' ou 'tratamento. 

Encontrei essa imagem abaixo que até resume bem como ser mãe de criança tímida. Apesar de algumas palavras que não me agradam como o 'antídoto para timidez', de uma maneira geral é bem interessante sim e acredito que se agissem assim, ajudaria muito no desenvolvimento da criança tímida.

Postar um comentário