Penso em desistir, pois nada que faço tem algum efeito

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Pensando em desistir? Como continuar seguindo adiante

Será que você está Pensando em Desistir?

Temos esse sentimento muitas vezes: a sensação de que nada do que você faz realmente tem algum efeito sobre o que está acontecendo em sua vida. 

Como você vai saber o que é acertar se não tiver errado?

Há uma sensação de impotência quando você percebe que pode tentar resolver um problema, mas tudo o que está fazendo é bater a cabeça contra uma parede que parece não se mover. Essa sensação de impotência é desamparo aprendido. 

O desamparo aprendido está associado à depressão. Ele descreve a qualidade da depressão quando você se retira para a cama e simplesmente desiste de tentar impactar o mundo. Você desiste da sua voz, senso de propósito e sentimento de esperança e se encontra no fundo de um buraco. 

Uma vez que você está tão fundo, é difícil cavar o caminho para sair dele - especialmente se você nem sequer tentar cavar. Assim, o desamparo aprendido pode manter a depressão. Então, como você abre caminho para fora desse buraco?

Como vai dar valor ao sucesso se não tiver lutado muito para conquistar ele?

Não existe nada fácil para a maioria das pessoas. Não foque nas facilidades. E muitos menos se apegue na falta de esperança.
 
1) Não aceite seu desamparo. Você deve continuar tentando escapar porque nunca se sabe - talvez algo que você faça funcione. Você deve tentar sair do abismo do desespero mesmo quando se sente como se não tivesse base sólida. Pode ser desajeitado e sentir-se desajeitado e pode levar várias tentativas para sair, mas a única saída é tentar. Se você simplesmente aceitar o que acredita ser seu destino, não irá a lugar nenhum.
Tentar fazer mudanças em face de tanta informação ensinando que você é ineficaz é difícil. É preciso um salto de fé e algum grau de esperança e otimismo. Requer até mesmo um pouco de crença em você mesmo ou pelo menos a vontade de tentar mudar. E isso requer alguma solução de problemas, porque você deve identificar algo que você pode fazer e que ainda não tentou. É necessário que você lute contra um dos processos mais básicos que afetam nossos comportamentos - aprender - e desaprender. Para alguns, isso pode parecer uma montanha muito alta para escalar e eles permanecem ainda paralisados.

Aprenda que você pode afetar a mudança

Mas se você puder fazer isso, se puder ousar arriscar-se a sair do buraco, talvez funcione. A única maneira de desaprender o desamparo é aprender que você pode afetar a mudança. Se você não puder fazer isso sozinho, peça ajuda. Um terapeuta pode ensinar-lhe habilidades para combater o desamparo aprendido, então peça ajuda se precisar.

2) Mude seus pensamentos. Se você acredita que não pode afetar a mudança, você nem vai tentar. Então, se você se encontrar dizendo "não posso" ou "não há nada que eu possa fazer", tente mudar seus pensamentos para "eu posso pelo menos tentar" e "Isso pode não funcionar, mas vou tentar. " Isso pelo menos permite a possibilidade de você poder afetar a mudança. Para mais sobre como combater pensamentos negativos:

3) Tente e tente novamente. Uma vez que você tente fazer uma mudança ou encontrar uma solução para problemas em sua vida, não desista se a primeira solução não funcionar. Tente outra coisa e se isso não funcionar, tente outra coisa. A perseverança pode ser a chave. Então tente qualquer coisa que você possa pensar, não importa quão pouco você acredite que funcionará. Qualquer tentativa de escapar, mesmo se falhas nas primeiras vezes, é melhor que nenhuma tentativa.

Sua resistência vai inspirar outras pessoas a persistirem também. 

Quando as pessoas se unem para darem o melhor delas, o coletivo também irá melhorar.

Seja o exemplo que deseja ver no mundo.


Sua resistência irá inspirar outras pessoas. Pelo menos tente mais uma vez

Postar um comentário