Eu sou INFJ

sábado, 24 de maio de 2014

E hoje eu me deparo com essa definição INFJ que acredito que já tenha lido em algum lugar, mas tenha esquecido ou passado despercebida.

É tão importante encontrarmos algo em que nos identificamos e explique muitos comportamentos que temos e que na verdade não prejudica nada e nem ninguém, mas fatalmente é rejeitado pelas pessoas que conhecemos e a sociedade que vivemos.

Desde sempre a ideia desse blog era dar as pessoas mais força de aceitarem quem elas são e não ficarmos nessa de querer mudar algo que nasceu conosco e faz parte de ser humano. Somos diferentes e pronto.
Então INFJ é um tipo psicológico da teoria MBTI. Essa classificação é avaliação de personalidade mais usada no mundo.

Quando li sobre as definições na classificação, realmente INFJ era o que mais estava relacionado com minha personalidade desde que me conheço por gente. Fiz um teste bem interessante online e realmente provou isso. Lógico que não é nada científico o que fiz, mas é tudo questão de percepção né. A forma de pensar, agir e sentir me provam exatamente isso e realmente acredito.

Resumo de INFJ: Introversão-Intuição-Sentimento(feeling)-Julgamento 

A mais rara das personalidades. Entre 1 e 1,5% da população mundial. "INFJs habitam um mundo de idéias. Eles são independentes, pensadores originais com fortes sentimentos, princípios firmes e integridade pessoal. INFJs confiam em suas próprias idéias e decisões mesmo em face do ceticismo. Eles são motivados por uma visão interna que valorizam acima de todos os outros fatores, incluindo opinião prevalecente ou autoridade estabelecida.

INFJs freqüentemente veem significados mais profundos e têm uma percepção intuitiva das situações. Suas inspirações são importantes e válidas para eles, mesmo que os outros não compartilhem do seu entusiasmo. Empáticos e compreensivos, INFJs têm um forte desejo de contribuir para o bem estar dos outros. Eles estão conscientes das emoções e interesses das outras pessoas e, com frequência, lidam bem com pessoas complicadas.

Os próprios INFJs tendem a ter personalidades profundas e complexas e podem ser, ao mesmo tempo, sensíveis e intensos. Eles podem ser reservados e inclinados para a timidez, mas são desejosos de compartilhar seus mundos internos com aqueles em que confiam. Eles tendem a ter um pequeno círculo de amizades profundas e duradouras e podem gerar muita amabilidade e entusiasmo nas circunstâncias apropriadas...."

Sensitivo, profundo e algumas vezes místico. Sério ao considerar valores pessoais e convicções. Tem vida interior rica e valoriza a integridade pessoal. Criativo, original e idealista. Reservado, gentil e compassivo. Aprecia a solidão e sente grande necessidade de harmonia. Consciencioso, determinado, é perseverante, original e comprometido com as coisas e com as pessoas. O maior esforço é voltado para o trabalho, onde o faz melhor em ambiente pouco agitado.

Consciencioso e preocupado com os outros, é notado pelos seus firmes princípios e tende a liderar um grupo por suas claras convicções de como melhor servir o bem comum. Têm uma presença discreta, serena, são compassivos, preocupados e afetuosos. Sua personalidade complexa é sempre intrigante para os outros e também para eles próprios. Têm uma imaginação e uma vida interior muito ricas e são agudamente conscientes das emoções e emotivações alheias. Estão comprometidos com suas inspirações e ideais e inspiram introspecção e crescimento nos outros.

CARACTERÍSTICAS 


Criativo. Inteligente. Sonhador. Observador. Temeroso. Ansioso. Cauteloso. Egocêntrico. Privado. Hiper-Sensível. Um pouco anti-social. Emocionalmente mal-humorado. Não gosta de ser analisado. Perfeccionista. Pode se auto-sabotar Não gosta de multidões. Organizado. Influencia os outros. Possui motivações ocultas. Não é competitivo. É propenso a sentimentos de solidão. Não é espontâneo. Propenso à tristeza. Gosta de relacionamentos estáveis. Teme rejeição em relacionamentos. Preocupa-se facilmente. Propenso à intimidação.


INFJ - PERFIL DE PERSONALIDADE

Seu modo principal de viver é focado internamente, absorvendo fatos primariamente através da sua intuição. Seu modo secundário é externo, através do qual você lida com as coisas de acordo com a maneira com que você se sente quanto a elas, ou de acordo com a maneira com que elas se encaixam no seu sistema pessoal de valores.

Você é uma pessoa gentil, carinhosa, complexa e altamente intuitiva. Artístico e criativo, você vive num mundo de significados e de possibilidades ocultas. Apenas 1% da população mundial tem características de personalidade como a sua, fazendo dele o tipo mais raro de todos.

Você dá grande importância a ter as coisas organizadas e sistematizadas no seu mundo exterior. Você emprega um grande bocado de sua energia identificando o melhor sistema possível para fazer as coisas acontecerem e constantemente define e redefine as prioridades na sua vida. Por outro lado, você funciona intuitivamente e de maneira totalmente espontânea dentro do seu mundo interior. Você conhece as coisas através da intuição, sem ser capaz de explicar exatamente por que, e sem ter um conhecimento detalhado do assunto. E você está freqUentemente certo, e sabe quando esse é o caso. Consequentemente, você põe muita fé nos seus instintos e nas suas intuições. Isto é algo como um conflito entre seu mundo interno e externo, e possivelmente resultando em você não ser tão organizado quanto a maioria das pessoas que preferem uma vida estruturada. Isso se demonstraria através de sinais de desordem (quando na verdade você teria uma tendência a ter as coisas organizadas), como por exemplo, no caso de uma mesa de trabalho aparentemente bagunçada.

Você tem uma compreensão intuitiva afiadíssima sobre pessoas e situações. Assim, você tem aquele feeling sobre as pessoas, entendendo-as intuitivamente. Como um exemplo extremo, você pode até relatar eventos de ordem sobrenatural, como por exemplo, sentindo algo forte que te diz que houve algum problema uma pessoa amada, e vir a descobrir depois que ele sofreu um acidente de carro. Esse é o tipo de coisa que as outras pessoas podem vir a tirar sarro, mas nem você realmente compreende sua intuição num nível que possa ser transformado em palavras, para que você possa explicar isso aos outros. Consequentemente, você acaba escondendo seu “eu interior”, dividindo seus sentimentos apenas com aqueles que você escolher dividir. Você é um indivíduo complexo e profundo, é bastante reservado, e tipicamente difícil de compreender. Você esconde boa parte de suas intenções, e pode ficar guardando dentro de si diversos segredos que você poderá não compartilhar com ninguém.

Mas você é uma pessoa tão genuinamente calorosa quanto é complexa. As pessoas mais próximas a você te querem muito bem e podem enxergar suas qualidades especiais e a profundidade com que você se importa com elas. Assim, você se importa com os sentimentos das outras pessoas e tenta ser gentil, evitando magoá-los. Você é muito sensível a conflitos, e não os tolera com facilidade. Situações que são carregadas de conflito podem te levar do seu estado normal e pacífico para um estado de agitação e raiva elevada. Sob estresse você tende a internalizar os conflitos no seu corpo, podendo desenvolver problemas de saúde.

Por você ter capacidades intuitivas tão fortes, você crê acima de tudo em seus próprios instintos. Isso pode resultar em você se tornar um cabeça-dura e a ignorar as opiniões das outras pessoas, pois você acredita que você está sempre certo. Por outro lado, você é um perfeccionista que sempre se pergunta se está utilizando todo seu potencial. Você raramente está em paz completa consigo mesmo, pois sempre há algo que você pode fazer para evoluir ou para melhorar o mundo à sua volta. 

Você acredita em crescimento constante, e geralmente não passa tempo se lembrando das suas conquistas. Você tem um forte sistema de valores, e precisa viver sua vida de acordo com o que sente ser o correto. Com relação ao seu lado emocional, você é de certa maneira gentil e tranqulo. Por outro lado, você tem altas expectativas de si mesmo, e frequentemente da sua família, e você não acredita em entrar num acordo quanto aos seus ideais.

Você naturalmente cuida das pessoas, é paciente, zeloso e super-protetor. Você pode ser um ótimo pai/mãe e gostará de criar laços fortes com seus filhos. Você tem altas expectativas deles, e os pressionam para ser o melhor que puderem, e isso pode se manifestar através de atitudes duras e inflexíveis para com eles. Mas, de um modo geral, seus filhos receberão uma educação forte e sincera de você, juntamente de muito carinho. 

No ambiente de trabalho, você é atraído por áreas onde você possa ser criativo e trabalhar de uma maneira independente. Você tem uma afinidade natural para a arte, e pode também obter sucesso trabalhando com as ciências, onde você poderá utilizar sua intuição. Você também se dará bem em profissões orientadas à prestação de serviços. Você não é bom em lidar com coisas muito detalhadas ou com tarefas muito delicadas. Assim, você provavelmente tentará evitar esses tipos de situação, ou acabar indo para o lado oposto e se envolver tanto com os detalhes até o ponto de você perder a grande visão do seu propósito com aquilo. Se você tomar o rumo de ser meticuloso com os detalhes, você pode se tornar altamente crítico com as outras pessoas que não são assim tão meticulosas quanto você.

Mas lembre-se: você tem qualidades que pouquíssimos têm. A vida, porém, não será necessariamente mais fácil para você, mas saiba que você é capaz de obter incríveis conquistas pessoais, guiado pelos seus sentimentos profundos.
fonte: wikipedia e http://infjpersonalidade.blogspot.com.br

Minhas observações finais

Apesar do finalzinho meio autoajuda e quase um horóscopo, as partes grifadas são tipicamente minha vida diária e objetos de discussão com muitas pessoas do passado e presente de minha vida e também familiares. Achei até engraçado encontrar algo escrito que nunca li que resume exatamente o que sempre tentei expressar para os outros, e nem sempre encontrei as palavras certas.

Se quiser você poderá também fazer o teste online e ver o que mais se aproxima de sua personalidade.

10 comentários

  1. VC também é INFJ? iai com vc está?

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que também sou INFJ, tenho a maioria dessas caracteristicas. Essa personalidade deve ser bem rara mesmo porque eu me sinto um ET de tão diferente.
    Aliás eu me identifiquei muito com você Dani Fuller, até no nome.

    ResponderExcluir
  3. Isso é ótimo!!
    Obrigada por comentar... e sim parecemos ets pela singularidade, mas temos direitos de sermos felizes iguais a todo mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como é dificil ser uma INFJ... Parece que o mundo inteiro cai em meus ombros... Senhor! KK

      Excluir
  4. Segundo o teste sou INFJ e foi assustador ler tantos detalhes de mim mesma rs... Eu não saberia explicar melhor. Sofro diariamente por seguir minha intuição e querer, de alguma forma, "avisar" as pessoas para seguirem aquele caminho, por saber que é o melhor. Além disso tudo, só para piorar ne rs, sou tímida/introvertida...è muito sofrimento para uma pessoa só :( rss


    Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  5. Fiz esse teste em um site e deu INFJ. Estou chocada! Sempre fui tão estranha considerada a outras pessoas, converso muito pouco, tenho uma forte intuição que já nem tento explicar, sempre gostei de ficar sozinha desde criança, tenho uma fértil imaginação, amo escrever, não gosto muito de chamar atenção, costumo ter pensamentos que considero estranhos e etc. Eu sempre pensei que fosse louca (risos) e frequentemente chego a me sentir inferior aos outros por ser tão diferente. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom podermos conhecer um pouquinho mais de nós.... dá uma noção melhor de tudo.

      Excluir
  6. nunca vi um teste que me descreveu tão bem, fiquei muito admirada com isso. e pelo fato de ser rara, muito legal!!!

    ResponderExcluir
  7. A questão do mal humor é uma regra para todos INFJs?

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho personalidade INFJ e o motivo de eu estar pesquisando sobre esse tipo de assunto é o fato de eu achar a maioria das pessoas inferiores a mim, e eu querendo ou não acabo na maioria das vezes ocupando um lugar de destaque em grupos sociais, mas quando isso deveria me deixar feliz e confiante na verdade meu pensamento acaba se focando em questões como 'porque as pessoas são tão primitivas, previsíveis' (ou qualquer outro adjetivo depreciativo para se dizer a alguém). Eu apesar de achar que tenho muitos dos meus esforços focados em ajudar e fazer o bem ao outros, não acho que faça isso por puro amor, e sim mais pelo jeito de querer deixar as coisas certas e do melhor jeito possível...quanto mais eu aprendo sobre as pessoas, mais críticas eu tenho a mais grupos. Desculpe isso ter se transformado em um desabafo quando deveria ter sido uma pergunta, mas acho que o que gostaria com esse relato era algumas dicas para mudar essa condição de 'perfeccionista simpático' para algo que pudesse me dar maior qualidade de vida! obrigado

    ResponderExcluir