Como deixar de ser Tímido

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Como deixar de ser tímido
Quando tive a ideia de criar o blog Tímidos e Solitários, nunca foi meu objetivo dar dicas para alguém deixar de ser tímido. Quando busco informações sobre timidez na internet, acompanho postagens de comunidades ou até mesmo alguns comentários na página do blog no facebook, é apenas isso que priorizam. Todos querem se livrar desse fardo que é ser tímido.

Como deixar de ser tímido

Vamos ser sinceros? Sim, é mesmo complicado, é cansativo, é solitário ser tímido. Isso já sabemos o que não vejo ninguém perguntando é por que tem que ser assim? Por que afinal é tão complicado ser tímido?
A ironia de tudo isso é que quem quer deixar de ser tímido, acaba agindo da mesma forma do que é na verdade a causa de suas reclamações. Você quer deixar de ser tímido, pois algo causa desconforto em você. Uma ou várias pessoas deixaram você mal por ser assim ou inúmeras coisas parecem dar errado pelo simples fato de você ser tímido.

Você não quer ser tímido, pois ficou ofendido, sofreu e ficou deslocado no meio em que tem que conviver e ironicamente está agindo da mesma forma que fizeram com você em primeiro lugar. Está criticando sua timidez, julgando ela, menosprezando o seu jeito de ser.

Deixar de ser tímido não deveria ser sua prioridade, buscar uma forma de conhecimento pessoal para se aceitar melhor sim. 

Como obter conhecimento pessoal?

As pessoas são ótimas para apontar defeitos e julgar, mas quanto disso é empregado para apontar a si mesmo? Nem falo do que é consequência do julgamento alheio, pois parece que mesmo isso você leva mais a sério que seus verdadeiros sentimentos.


Está perdendo a sua identidade. Não é mais possível saber onde começa o que você realmente é, para o que você se tornou de acordo com o que foi ouvindo dos outros no decorrer de sua vida. Nessa luta de querer tanto mudar seu jeito de ser e ficar frustrado toda vez, pois nunca dá certo de qualquer forma. Não é mesmo?

O mundo tão apressado não deixa que fiquemos pensando muito. É sempre preciso agir e ótimo poder de reação. Mas se tudo é uma grande corrida de 100 m rasos, fui a última a cruzar a linha de chegada. E não vejo problema nisso. Sempre escrevi muito sobre tudo da minha vida e penso muito também. Sim, pensar demais algumas vezes atrapalha, e deixa você meio depressivo, melancólico. Contudo, se começar a focar no lado positivo disso tudo, e que todo esse tempo que analisei, pensei, eu observei meu comportamento e também dos demais. 

Os padrões seguem e repetem, ler muito sobre as mais diversas situações acabam iluminando esses mesmos pensamentos que deixam você triste. Existe um equilíbrio no mundo, o conhecimento pessoal também faz parte disso. Quando você ouve que 'a ignorância é uma benção', existe um pouco de verdade na frase. E diferente de muitos, eu preferi viver com o conhecimento, mesmo que a ignorância permita uma felicidade momentânea maior, não consigo nem imaginar eu agindo como os outros querem, fazendo o que mandam e seguindo cada ideal da ditadura mascarada da extroversão. Prefiro sempre ser eu mesma.

Ser você mesmo é deixar de ser tímido?

Talvez eu não consiga ser objetiva em todos meus textos aqui no blog. A luta nessa guerra que resolvi entrar será muito longa. Sei que devo estar no mínimo 1 século atrasada, mas não vou desistir. 

Todos os leitores que ouvi ficam presos nas desvantagens de ser tímido. Mesmo sendo tão novos e com tantos recursos e leitura a disposição deles, preferem ceder a pressão que atinge a todos nós. Eles acham que estão sozinhos nesse mundo inaceitável para os tímidos, mas não estão. Eu resolvi dar voz (mesmo sem gostar de falar) para que as oportunidades sejam justas para todos. 

Você pode ainda querer deixar de ser tímido e eu vou repetir que não vai conseguir. Você prefere confiar mais nesses extrovertidos canastrões que usam sua timidez contra você mesmo. Do que confiar que é possível aprender mais sobre sua personalidade e usar isso a seu favor. Pois não adianta reclamarmos sempre das dificuldades de sermos tímidos, sem entender o que a timidez realmente é. E depois disso conseguir ajudar aos outros que ainda não conhecem também. Pare de declarar que é inferior por ser tímido. Temos mais obstáculos em nosso caminho sim, porém não são impossíveis de superar. 

Assumi e aceitei a timidez, e todo dia é um aprendizado para viver assim. A vida em si é um grande aprendizado. Não adianta querer os caminhos simples e tranquilos. Não é assim que funciona, nunca foi e nem será. Não vá pelo raciocínio de quem não entende você, faça seu próprio caminho, caia e levante para aprender a entender melhor você mesmo.

Um comentário

  1. A idealizadora do blog ta + pra critica do q qlqr outra coisa!

    ResponderExcluir