Melhores livros para crianças que se sentem 'estranhas' ou 'diferentes'

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Melhores livros para crianças que se sentem 'estranhas' ou 'diferentes'
É importante o foco também estar nas crianças tímidas. Elas muitas vezes se sentem estranhas ou diferentes, principalmente no colégio.

Eu sempre friso aqui a importância de ler bastante para conquistar conhecimento. Principalmente se você é tímido e introvertido, precisa o mais rápido que puder, entender a timidez. Quando você compreende, sua visão desembaça e seu dia a dia acabando se tornando menos suplicante.

Melhores livros para crianças

E quando é uma criança tímida, ainda tentando achar seu lugar no mundo e que começa a ter suas primeiras experiências negativas na escola. Seus coleguinhas a consideram uma 'pária', talvez pelo seu jeito mais quieto e menos participativo. Ou até mesmo por alguma brincadeira idiota, muito comum entre crianças e adolescentes. E se você não faz parte daquele 'grupo popular', provavelmente será a vítima da vez.

Acredito que você tenha alguma lembrança do tipo. E se isso afeta você ainda hoje, como é possível ajudar uma criança que pela pressão dos colegas fizeram a se sentir deslocada, estranha ou diferente?

Muitos livros infantis possuem como tema esse sentimento de estranho e diferente. Desde por comportamento, ser novo na escola, família ou até pela maneira que gosta de estar vestido. São leituras muito válidas para as crianças que passam por isso.

Me deixem em paz! - Jacqueline Wilson
Me deixem em paz! - Jacqueline Wilson. Mandy é alvo constante de apelidos, gozações e maldades de seus colegas de escola. Deprimida e com medo, ela se isola. Ainda assim conhece Tânia, garota mais velha e problemática. Nasce uma amizade verdadeira, que vai ajudar Mandy a enfrentar a discriminação e as provocações.

Aceitar ser diferente ou estranho, e até mesmo celebrar isso é também comum em alguns livros para crianças. Algumas histórias refletem personagens que não se incomodam por regras de comportamento ditada pela maioria das outras crianças, e isso não quer dizer que ela tenha um comportamento negativo. O interessante aqui é mostrar que você pode ser feliz sendo como você é e não deve se preocupar com o que os outros vão pensar.

Pippi Meia Longa - Astrid Lindgren. Para uma criança de sete anos de idade, a melhor garota independente e efervescente na ficção é Pippi Meia Longa. Pippi adora ser diferente e se orgulha de todas as coisas que ela pode fazer (sua comida e roupas). Ela não tem pai e nem mãe, mora sozinha, e é feliz da vida

Os livros foram dicas do post "What are the best books for children who feel 'weird' or different?" e achei interessante incluir aqui com as 2 versões em português que encontrei. Eles não são lançamentos, mas tenho certeza que é possível encontrar outros nesse estilo para crianças que se sentem estranhas ou diferentes perceberam que você pode ser assim e ainda se sentir bem com isso. Não é errado ser diferente.

Postar um comentário