Como encontrar pessoas tímidas

terça-feira, 7 de outubro de 2014


A maioria das pessoas tímidas (e posso falar por mim), possuem dificuldade em fazer amigos.

E além da dificuldade natural em ficarmos mais a vontade com outras pessoas, também acho difícil encontrar pessoas tímidas no meio social que preciso conviver. Talvez, pelo tipo de personalidade de um tímido, nem sempre é fácil identificar aqueles que tentam não aparecer. Então complica ainda mais a situação.

O Medo de Encontros

Se você não sabe, eu tive a ideia de iniciar o blog Tímidos e Solitários, após alguns encontros providenciados pela comunidade Timidez no Facebook.

Encontrar pessoas tímidas para uma pessoa tímida é algo indescritível. E não é exagero de minha parte.

Sou uma pessoa muito sensível e facilmente me isolo ao não me sentir a vontade em algum lugar. 

Preciso sentir que as pessoas estão abertas a falarem com qualquer um e principalmente não estejam em grupinhos, para assim eu me permitir voltar a respirar e tentar me aproximar ou melhor ainda que se aproximem de mim naturalmente.

Pessoas tímidas possuem medo de encontros, mas você precisa ter em mente que não será algo no qual você já tenha testemunhado. Quando tive a oportunidade de encontrar pessoas tímidas ou ainda mais tímidas do que eu, parecia um sonho. Eu não me senti mais sozinha e podia ser eu mesma, enfim.
1º encontro de Tímidos que eu participei em Agosto de 2012 

Encontros Pessoas Tímidas

É comum você pensar que com tímidos juntos nenhuma conversa sairá. Ou até mesmo que ninguém vai se encarar, talvez fiquem olhando para o chão e esperando que um buraco suguem eles para outra dimensão.

Pois é, nada disso acontece. Acontece que, em uma reunião de pessoas tímidas, elas se sentem bem, e aquele medo que normalmente atormenta as mesmas fica em segundo plano. Você não deixa de ser tímido, você apenas não é dominado por isso. 

Um encontro de pessoas tímidas não será como um encontro de extrovertidos. Uma super bagunça, gargalhadas, zoações e sei lá mais o que. O que não quer dizer que todos não possam rir, descontrair e contarem suas próprias piadas, mas tudo ao seu tempo e do seu jeito. 

Quem é tímido e introvertido, naturalmente é mais comedido em seu comportamento e palavras. E isso é um alívio. E posso acrescentar também que por necessidade ou por consequência da situação em si, um ou outro tímido irá se destacar mais a fim de interagir com os demais. 

Acredito que isso seja algo do ser humano. Sempre uma pessoa terá uma ação diferente das demais. Ninguém é igual a ninguém, nem mesmo entre os tímidos.

Comportamento de Tímidos com outros Tímidos

Eu sei que eu mudo um pouco quando estou junto a outros tímidos. A maioria dos encontros que fui, eu mesma que havia planejado eles. E eu jamais teria essa iniciativa em qualquer outro ambiente, eu nem participo de festas rápidas de aniversário no meu trabalho (para você ter uma noção que nem é preciso falar nada, apenas comer e ainda assim eu não vou).

A questão é que sei da necessidade de criarmos mais eventos para pessoas tímidas e também sei que muitos precisam daquilo tanto quanto eu. E como eu normalmente sou a mais velha dos encontros, sinto crescer em mim a vontade de deixar todos se sentindo bem e que faça com que aquele encontro possa durar e virar uma rotina.

Acabo falando um pouco mais do que eu faria em qualquer outra situação e sempre me preocupando que ninguém se sinta deixado de lado ou sem companhia também. Meu é desejo é que os encontros tornem-se mais frequentes. Que seja possível acelerar a chance das amizades se aprofundarem e relacionamentos depois fossem criados. 

Infelizmente também é um dificultador. Lidar com pessoas sempre é complicado e com pessoas tímidas talvez seja ainda mais.

Como Encontrar Pessoas Tímidas

Eu percebo uma facilidade nos encontros de quem não é tímido de torná-los uma rotina. 

Lembro daquela galera que sai todo final de semana, e/ou ainda uma vez por semana estão batendo ponto no bar da esquina do trabalho.

Quando tentamos criar oportunidades para os encontros de pessoas tímidas, é quase impossível achar dia e local onde todos concordem. Por que será isso?

Eu sei o que faz eu sabotar alguns e os demais? Por que os demais não conseguem ser sinceros sobre isso? 

Então volto a repetir que apesar das dificuldades em fazer acontecer um encontro de pessoas tímidas, quando acontece é bastante proveitoso a todos os envolvidos. 

Aviso para que você participe quando tiver oportunidade. Mesmo que esteja temendo o momento. E acredite que vá ser horrível e que não vai se sentir bem.

Eu garanto que vai gostar. E as pessoas tímidas irão deixar você mais a vontade do que jamais poderia imaginar que fosse possível.

Mesmo com o tal dificultador que citei e minha falta de paciência fazer eu me estressar com isso, é um mal necessário. E nem é todo mal assim. Foi apenas um jeito de me expressar.

Encontro de pessoas tímidas e também solitárias irá deixar você bem por aquele momento.  Vai enxergar que não está sozinho. E na teoria nunca vai estar. Você pode sim ter com quem contar, só precisamos daquele esforço maior em permitir que nós mesmos nos encontremos.
obs.: Fotos usadas no post foram de vários encontros de tímidos ocorridos nos últimos anos.

CONHEÇA PESSOAS TÍMIDAS AGORA

10 comentários

  1. Acho que uma reunião entre tímidos deve ser realmente um clima mais compreensivo.

    ResponderExcluir
  2. Estava buscando um lugar para os solitários, porém, ao entrar neste site vi que é muito mais focados para os tímidos. Vocês, no próprio nome, associam a timidez a fato de algumas pessoas serem solitárias. Mas acho que isso é muito relativo. Eu não tenho problema com timidez e sou muito solitário, o que deve ser devido ao meu trabalho (executivo, muitas horas todos os dias, etc...). Assim como devem ter pessoas tímidas que não são sozinhas

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo! obrigada por visitar o blog.


    E realmente... é tudo sempre muito relativo, mas pelo que percebi e pelo que percebi de minha própria vida. Ser tímida e introvertida meio que causa (ou provoca) a solidão.. As pessoas de uma forma de outra se distanciam de você e você quando só passa a conviver com pessoas extrovertidas... acaba se afastando delas e isso tudo deixa você solitário.


    Mas óbvio que existe o caso que você mesmo passa e tal... mas ai eu também acredito que exista uma solução até mais fácil.. a Internet.. para conversar e conhecer pessoas. E para quem é tímido nem apenas a timidez basta, precisamos de alguém que realmente entenda como é ser como nós somos.

    ResponderExcluir
  4. Sim, entendo e faz sentido, para os tímidos. O meu caso é a solidão, poucos amigos, muitas horas de trabalho. Muitos relacionamentos, tinha pouco tempo para cultivar e fazer novas amizades. Resultado, ando meio só. E a internet sucateia as relações, não vejo que é uma solução, mas sim parte do problema. As pessoas acham que conversar pela internet substitui ou compensa algo. A internet pode propiciar maior quantidade de contatos, mas amigos de verdade só na convivência real mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Não necessariamente.. ou está procurando no lugar errado.
    Eu falo de mim.. que não sou de sair.. no trabalho é impossível encontrar alguém para ser amigo ou ter um romance... então se não fosse a internet.. eu não encontraria isso.. pessoas que eu poderia desenvolver um relacionamento pessoalmente.. real. Lógico que tenho mais 'virtual', mas eu como introvertida não ligo tanto para isso.

    Precisa é encontrar na internet um lugar onde pessoas 'se acham' para se encontrarem pessoalmente :D.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente encontrei pessoas que talvez me encompridam.Como posso entrar em contato com vcs?as vezes me sinto só e gostaria de conversar com alguém que compreenda como é difícil se abrir com outras pessoas;que se sinta um pouco ansioso e tenso perto de estranhos e que não cobre um comportamento extrovertido da minha parte.Gostaria muito conhecer vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo no face https://www.facebook.com/groups/TimidezeSolidao/?ref=bookmarks

      Excluir
  7. Oi, queria saber se tem grupo no whats ?

    ResponderExcluir
  8. Olá. O que devo fazer para participar dos encontros?
    Sebastião Vitor de Castro

    ResponderExcluir
  9. Como faço pra entrar no grupo da dani fuller

    ResponderExcluir