9 coisas que só pessoas tímidas compreendem

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Mais um achado interessante mostrando características de pessoas tímidas. Sem dúvida consegui compreender cada uma delas, pois é o que vivencio em meu dia a dia. Tentei apenas adequar algumas partes do texto para seguir uma sequência, porém os créditos são todos para o link abaixo. E também muitas frases são de verdadeiros especialistas o que complementa ainda mais o texto. Você realmente precisa ler!

Coisas que só pessoas tímidas compreendem

Se você é do tipo mais quieto e tranquilo, está muito familiarizado com os irritantes falatórios em uma sala de aula ou a pressão de se destacar em um grupo. Talvez você tenha sido considerado calmo, ou pior, arrogante, mas você sabe a grande verdade: Você é apenas um pouco tímido - e por que isso não deve ser algo normal?
As pessoas tímidas sabem que seus hábitos não são apenas porque são distantes - é porque elas abordam a vida com um padrão de pensamento diferente do que suas contrapartes mais falantes. E seu característico traço de personalidade não é de todo ruim: de liderança experiente para conscientização, a timidez tem seus benefícios.
Mas, apesar de ser tímido ter suas vantagens, o rótulo ainda parece ter uma conotação negativa em nossa sociedade - e por causa disso, há pequenos aborrecimentos e nuances que quem é mais reservado têm de lidar regularmente. Abaixo, você vai encontrar nove coisas que as pessoas tímidas sabem ser verdade.

Sente-se desconfortável em uma sala cheia de estranhos

Vamos encarar, quando você é tímido, uma multidão de pessoas desconhecidas que você precisa socializar é, provavelmente, o último local da terra que gostaria de estar.

Ser um bom ouvinte é uma segunda natureza.

Quando você é quieto, você é observador. Este hábito faz com que muitas vezes as pessoas tímidas tornem-se grandes ouvintes, e como resultado, os amigos, colegas de trabalho e parceiros mais atenciosos. Não é por ser tímido que não vai estar em sintonia com as situações sociais.

Sempre pensando antes de falar

Não é que as pessoas tímidas estejam sempre em silêncio, elas estão apenas tendo tempo para reconhecer os seus pensamentos. Gostam de parar e refletir sobre o que estão pensando também. Este hábito pode ser bom ou ruim, mas por praticar a consciência, é fácil transformar esses pensamentos em algo construtivo. 

Estes pensamentos imediatos, podem vir através de uma forma negativa nas pessoas tímidas. É chato que outras pessoas não reconheçam esses pensamentos automáticos que todos nós temos sobre nós mesmos e nosso ambiente, a diferença é que os tímidos acabam pensando antes de falar.

Como é chato ser chamado de introvertido 

Enquanto as duas características são muitas vezes usados ​​como sinônimos, pessoas tímidas nem sempre são introvertidas - e aquelas que não se enquadram em ambos os campos compreendem a frustração que vem com ser classificada como tal.

Encolhendo-se quando ouve o 'falar mais'

Quantas vezes você já passou por isso? Quando enfim precisa falar sobre algo, apresentar algum trabalho, seguir uma conversa ou entrevista, dar uma palestra ou algo do tipo e sempre alguém aparece com um: "Você poderia falar um pouco mais alto?". Esse é o pior pesadelo para uma pessoa tímida, não importa quantas vezes já tenha acontecido. 

Já não basta a situação toda já ser complicada, você só quer terminar logo aquilo e ir para seu canto. Extroversão e auto-apresentação são sobrevalorizados em nossa cultura. Se você não está falando o tempo todo, vão perguntar: "Por que você não fala ou fala mais?". Isso pode irritar a maioria dos tímidos e fazê-los recuarem ainda mais, porque eles pensam antes de falar.

"Seja mais extrovertido" não é algo que você pode facilmente se transformar (e você realmente não quer)

Dizer a uma pessoa tímida para apenas fazer isso ou ser menos quieta, falante etc não vai ajudar, na verdade, pode fazer exatamente o oposto. Nem todos são extrovertidos e possuem essa facilidade ou vontade de serem mais abertos as situações, as conversas etc. Isso de esperar que todos sejam assim é bem irritante para as pessoas que são tímidas.

Aos tímidos que ainda são introvertidos não podem mesmo querer ser extrovertidos ou excessivamente ativos em um ambiente social. Normalmente indivíduos mais reservados precisam de um pouto de tempo para si mesmos

Saber que pode ser grande líder, mas ter que trabalhar muito para provar isso

Quando você é muito quieto, muitas vezes, têm que fazer o dobro do esforço, a fim de se destacar, especialmente no local de trabalho.

Ficando sempre a margem e longe dos holofotes

Muitas vezes ser 'invisível' ou na sua, pode ser uma atitude desaprovadora, mas existem alguns benefícios, e por incrível que pareça no ambiente de trabalho. Pessoas tímidas capazes de controlar esse traço de sua personalidade, são capazes de usá-lo de forma a torná-las líderes conscientes. Essa tendência natural de se afastar do centro do palco pode ajudar muitas empresas a alcançarem seus objetivos. Pessoas tímidas lideram por trás. Elas o fazem porque realmente se importam, não querem os holofotes.

Todo mundo pensa que a sua timidez é um problema (mas você sabe que não é)

Timidez, como qualquer outro traço de personalidade, tem seus prós e contras. A chave é aproveitar o que o faz mais reservado e usar para sua vantagem. O que irrita (mais) são todos assumindo que timidez é um problema. Indivíduos tímidos realmente tem uma sensibilidade maior com outras pessoas. Eles sabem como é a sensação de se sentir nervoso, assim eles podem ser muito bons em ajudar outros a se sentirem confortáveis ​​quando não estão em seu ambiente. 

Há de fato alguns benefícios da timidez. O traço, não é algo a superar, mas sim algo a ser abraçado. O tímido de sucesso não muda quem ele é. Ele muda a maneira de pensar e as ações que ele toma. Não há nada de errado em ser tímido. Na verdade, observamos que a nossa sociedade necessita não é de menos timidez, mas um pouco mais.

texto adaptado de http://www.huffingtonpost.com/

Um comentário

  1. Dizem que tímidos são solitários, mais ai é porque a pessoa quer sou super tímido e tenho vários amigos isso não atrapalhar na minha vida, e sim faz ajudar, se você é tímido a ponto de não consegue falar com outras pessoas, é fácil resolver isso, faça o que todos fazem quando tem medo de algo "enfretir" a timidez no começo é difícil, mais depois de um tempo você consegui, antes falava com 2 aulno na sala, agora falo com que falar comigo

    ResponderExcluir