Uma Carta aos Extrovertidos

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Não criei essa carta, mas provavelmente eu teria escrito uma igual. Só minha cabeça sabe o quanto já pensei exatamente no que está escrito ai. E nos últimos anos venho repetindo para mim e para quem permite escutar.

Espero que dessa vez alcance a pelo menos uma pessoa extrovertida e você que é introvertido faça o possível para que o maior número de pessoas leiam também. Precisamos logo acabar com essa ideia que ficar quieto ou em silêncio é algo ruim. 

Queridos Extrovertidos,


Sabemos que para vocês é preocupante que os introvertidos são por muitas vezes quietos. Por alguma razão isso deixa vocês loucos. Acho que está com algum equívoco a respeito do significado de ser quieto.

Nós não estamos chateados. Ou com raiva. Ou deprimidos. Ou assustados. Ou nervosos. Ou qualquer outra emoção negativa que vocês possam pensar. Nós não estamos falando, provavelmente, pois estamos fazendo algum outro tipo de coisa. Nós estamos pensando. Ou ouvindo. Ou assistindo. Às vezes, nós simplesmente não temos nada a dizer (o que pode ser difícil para você acreditar, mas é a verdade). Por favor, não cometa o erro de confundir silêncio com problema. Quase nunca é este o caso.

Não é nada com vocês. Eu sei que algumas pessoas extrovertidas costumam pensar que o simples fato da pessoa estar quieta quer dizer que algo está errado. Por favor, não considere isso algo pessoal. Não estamos agindo assim para ofender vocês. É apenas o nosso jeito de ser.

Nós estamos pensando no que dizer a seguir. Parece uma grande bobagem para vocês, mas nossos caminhos cerebrais são maiores que os seus e literalmente nos leva mais tempo para chegar a um pensamento e em seguida expor ao mundo. Entenda o seu funcionamento:

1. Pensamento
2. Fala

E agora como os introvertidos funcionam:

1. Pensamento
2. É isso o que eu realmente acho?
3. Isto é algo que eu realmente quero dizer em voz alta?
4. Como devo dizê-lo?
5. À espera de uma pausa na conversa para conseguir dizer algo
6. Espere, talvez eu deva reformular isso
7. Ok, agora estou pronto
8. Fala

Sabemos que vocês possuem as melhores intenções quando estão preocupados conosco. Amamaos que estejam realmente interessados, mas quando começam as perguntas como "Você está bem?" e automaticamente implicam que algo está errado. Pode até acontecer quando estamos inseguros ou uma situação nova e nada familiar que acabemos acreditando em você.

Imagine o que uma criança introvertida irá pensar quando os pais e professores constantemente ficarem perguntando: "Por que você está tão quieto?" A criança pode crescer pensando que realmente há algo de errado com ela. Na verdade, a tranquilidade é um estado natural para os introvertidos.

Então - não se preocupe. Nós estamos bem. Se voltar a testemunhar essa quietude, apenas deixe o silêncio seguir por um momento. Experimente e observe o silêncio para saber como é. Você pode aprender a gostar (pelo menos um pouco).

Atenciosamente,

Todos os introvertidos.
fonte: http://www.quietlyfabulous.com/2013/04/26/dear-extroverts-please-dont-worry-when-introverts-are-quiet/

2 comentários

  1. Perfeita! Realmente acontece as"sim, e com frequência, adoraria ter coragem para replicar o "tá tudo bem mesmo?" ou o "o que aconteceu?". Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir