NOS ACOSTUMAMOS A OUVIR QUE ESTAMOS SEMPRE ERRADOS

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

  • Como é isso de ficar acostumado e acomodado a ouvir que está sempre errado?
  • Curioso. A gente não questiona, toma isso como verdade e vai perpetuando essa informação: Nós estamos errados!
  • Eu não posso ser tímido, logo a timidez me faz mal e eu preciso mudar.


SEU ESFORÇO PARA NÃO SER VOCÊ MESMO

Vou dar o exemplo do que vi ontem em um dos grupos de whatspp de tímidos que nós temos.

PESSOA A: "Poxa, eu só queria acabar logo com a minha timidez... É muito ruim viver assim"

Assim que apareceu essa mensagem, rapidamente uma outra pessoa veio para responder, e de certa forma apoiou o que foi dito.

PESSOA B: "E você pode... Não só pode como deve (...)"

Esse esforço de tantos para acabar com a timidez e outros para reforçar essa tese são muito comuns. Tão comuns que dominam completamente a narrativa da timidez por assim dizer.

Fui ver com a pessoa B a respeito do que ela comentou, e sua resposta foi algo assim:

PESSOA B: "Se a timidez fazia mal para a pessoa A, então ela deveria ir atrás de se livrar desse problema. Pois, era um problema para ela."

Sim, eu vejo muita gente sempre usando isso já como a resposta pronta. "A timidez para mim é ruim, logo a timidez deve ser ruim."

Então, muitas das vezes temos também as próprias pessoas explicando e desabafando depois sobre suas vidas, contrariando aquilo que elas mesmas estão falando, repetindo e outros confirmando.

Foi assim com a pessoa A, pois o papo seguiu no grupo. Um de seus maiores problemas no dia a dia era que quando estava em grupo, parecia que as pessoas não se importavam com ela, outras se afastavam.

Então, por isso, ela queria se livrar daquilo que ela achava que era a culpada por fazer as outras pessoas agirem desse jeito com ela. Sem a timidez não teria ninguém se afastando ou abandonando ela ou até mesmo tratando mal.

Ou é nisso que o tímido se apega e quer muito desesperado acreditar.

O DESESPERO DE AGRADAR E DE SER ACEITO


Ou seja, mais uma vez a gente leva para o lado pessoal algo que fazem com a gente. Estamos sempre tentando nos adequar ao que vai agradar melhor aos outros, ao próximo.

Não sabemos se aquilo é o melhor para gente. Pelo visto pouco importa. 

Fica subentendido que será melhor para a gente, pois é como os outros gostam. Assim irão nos aceitar. No caso, temos a falsa impressão que seremos aceitos naquele grupo, pois iremos agir do jeito que eles entendem, concordam e se espelham.

E juntamos tudo isso e levamos a nossa vida, passamos adiante nos discursos, nos grupos de whatsapp, no facebook, nos textos de blogs, nas reportagens da tv, nos jornais, no youtube, nas músicas, nos livros.

Acabou. Só isso que importa. Não questionamos essa versão que implantaram. Ninguém está pensando no indivíduo, apenas no ideal da sociedade dominante. Foi estabelecido, e depois simplesmente fomos aceitando, e assumindo que é o certo. Que é como tem que ser.

Sem dúvida é bem complicado nos livrarmos de uma consciência enraizada, uma cultura que aparenta sempre ter estado ali. Aparecem até renomados médicos, coach ou o que seja para corroborar tudo que está sendo dito.

E aceitar isso sem questionar é tão perigoso.

Por que o alerta não pisca para você?

O IDEAL DA SOCIEDADE QUE VOCÊ NÃO PRECISA FAZER PARTE, MAS VOCÊ NÃO SABE DISSO


Vamos observar como era/é ver a sua volta capas de revistas, programas de tv, propagandas, todas aquelas modelos de aparência magérrima, esqueléticas construídas a base de muita pressão e transtorno alimentar.

Você se acha errado por não seguir aquilo. Ouve na escola que se fosse mais magra o carinha que está afim namoraria contigo. Ouve zoações, não vê em volta pessoas como você, vai comprar roupa e só possui número para pessoas magras, você parece inadequada ao mundo que te cerca.
Gordofobia


Você não está preocupada(o) com a sua saúde, seu bem-estar... por várias situações externas você ouviu que estava do lado errado, se acostumou, perpetuou, quis mudar isso, se torturou.

Não conseguiu se dar conta que o problema nunca esteve em você.

Pouco tempo atrás tínhamos crianças, jovens, adultos que não se sentiam a vontade em usar seu cabelo natural: o cabelo crespo e volumoso. Ora optavam por alisamentos ou prendiam para não chamar muita atenção.

Ver a notícia que uma criança foi impedida de se matricular em uma escola, pois estava fora dos padrões seguidos pelas demais crianças, é de cortar o coração.


 Sempre mostravam que cabelo bom é o cabelo liso, alinhado. Saiu fora desse padrão você é anormal.


Quando são crianças, o bullying sofrido as faz não querer mais frequentar a escola, choram, constroem o ódio por si mesmas. Desejam ser como as outras crianças, para assim poderem se sentir queridas e não mais recriminadas.

Isso pode parecer algo nada a ver com a timidez.  Mas tem tudo a ver. Tudo tem a ver com tudo.

O SEU PROBLEMA NÃO É A TIMIDEZ

Qual é o verdadeiro problema? Primeiro que mostra uma imposição que existe em vários graus na sociedade. Sempre tratando as pessoas como UMA COISA SÓ.

Não toleram o que não segue o padrão. Não destacam e nem ensinam que as pessoas devem e podem ser DIFERENTES.

Você precisa saber quando está sendo usado.

De tempos em tempos os padrões mudam e se você não se adequar a ele, vai estar sempre errado. Vai se sentir mal, querendo mudar, pois se acha obrigado a agradar. Fazer parte do grupo.

Quer se sentir querido e pertencente a um grupo que já te rejeitou em primeiro lugar. Pessoas e lugares que exigem que você MUDE, já significa que não é para você e estão longe de serem verdadeiros.

Ser autêntico muitas vezes custa caro, pois pode ser uma luta difícil e solitária. Mas isso é apenas até o momento que você conhece outros como você.

Pessoas que também se encolhiam para virar mais um na multidão. Lembre-se sempre do ensinamento do jogo de tetris:


Então você não é apenas mais um. Você é também um. Somos vários de cada jeito. Não vamos nos esforçar para se encaixar em nada que não nos representa.

NÃO vamos nos acostumar e nem ACEITAR que estamos errados por sermos diferentes.

Vamos VALORIZAR e LUTAR pelo direito de sermos quem somos. De SER quem temos que ser.

Seja Você HOJE e SEMPRE!

Postar um comentário