Confira 10 vantagens em ser tímido

segunda-feira, 30 de junho de 2014

10 vantagens em ser tímido - abrace sua timidez

Quem a vida toda foi tímido, talvez ache que não exista nenhuma vantagem nisso. São tantas privações e provocações sofridas por toda a vida que raramente enxergam algo bom em sua timidez.

Sim, nem sempre é possível ver pelo lado bom o jeito tímido de ser, mas não quer dizer que realmente não exista vantagens nisso. Então vamos conferir as 10 vantagens em ser tímido:

1. Modéstia atraente

A maioria das pessoas tímidas é modesta. Elas são as últimas a anunciar conquistas ou a contar ao mundo quão ótimas elas são. As pessoas precisam de amigos mais tímidos, que escutam o que os outros vão dizer. Ego demais não é bom e está longe de ser considerado atrativo. Pelo menos os tímidos não passarão por esse problema.

2. Pensar antes de agir

Quando você está desconfortável com uma situação, normalmente pensa duas vezes antes de agir. Essa é uma qualidade muito importante para sua vida futura, seja na carreira, seja nos próprios relacionamentos.

3. Ser acessível

Quando a timidez não é excessiva, ela pode fazer com que você seja mais acessível aos outros. Essa característica e a modéstia citada no 1, raramente são ameaçadoras e podem fazer com que as pessoas sintam-se mais confortáveis ao seu lado. Em outras palavras, você não tem atitudes que dificultam a aproximação com você.

4. Acalmar os outros

Os tímidos normalmente têm um efeito calmante sob os outros mais extrovertidos. Às vezes, o ideal para muitas pessoas seja o oposto delas, para que elas se sintam até mais completas e para que neutralize os excessos dela. Portanto, essa calma e essa serenidade que os tímidos frequentemente têm podem ser vantajosas para aqueles que estão à sua volta.

5. Trabalhos com interação social

Pode parecer o contrário, mas as pessoas se abrem mais com os tímidos, porque eles escutam mais os outros. Por isso, sua timidez pode ser vantajosa se o seu trabalho envolve interação social.

6. Mais confiável

Uma vez que você não é o primeiro a contar suas vantagens e conquistas, as pessoas provavelmente vão considerar você mais verdadeiro e passarão a confiar mais em você. Isso também pode fazer com que você seja um bom líder.

7. Força interior

Se você teve que lutar tantas vezes com você mesmo devido a sua timidez, é provável que tenha uma força interior maior do que o comum. Portanto, você sabe o que é ter que lidar com e superar sentimentos complicados. Isso significa que você superará dificuldades da vida mais facilmente.

8. Amizades mais intensas

Quando as pessoas são mais fechadas, normalmente dão muito valor às poucas e verdadeiras amizades que têm. Por isso, é provável que você seja sempre visto como um amigo mais leal, uma vez que para os tímidos fazer amizade é mais difícil.

9. Bom com trabalhos sociais

Muitos empregos requerem a habilidade de focar e se concentrar em um ambiente com pessoas necessitadas ou solitárias. É lá onde muitas pessoas tímidas e ansiosas obtêm grandes sucessos, porque são mais empáticas e entendem melhor os problemas dos outros.

10. Mais valor às recompensas

Pelo fato de que nem sempre estar perto das pessoas é algo confortável para você, quando você está se divertindo e passando por bons momentos, você valoriza muito esses momentos. Ou seja, você fica mais sensível a bons momentos e dá mais valor às recompensas que a vida lhe oferece do que os outros. Finalmente, isso significa mais felicidade.

Como pode perceber, até mesmo pelo seu jeito é que não consegue valorizar as incríveis qualidades que possui. E devemos sim apreciar isso e não menosprezar nossos sentimentos e valores. Chega de querer ser como os demais ou se adequar ao ideal do mundo que não nos pertence. Abrace sua timidez!

Um comentário

  1. Caramba, realmente, nunca tinha visto por esse lado, parabéns pela publicação!!

    ResponderExcluir