domingo, 30 de setembro de 2018

A epidemia dos que odeiam a Timidez

Faz um tempo que não faço um áudio ao vivo por aqui... hoje pareceu o dia certo.

Sinto que estamos em algum tipo de epidemia que vai e volta pelas pessoas que acompanho ou que fazem parte dos grupos sobre Timidez.

Não é que isso não exista, porém na última semana ficou um pouco demais.

Não quero que isso acabe mais longo do que deveria. Já peço desculpas antecipadas por estar um pouco gripada e tossindo e os barulhos do fundo.

 Eu nem sou de falar muito. mas talvez acabe sendo maior do que eu esperava. Só que quero que ouçam atentamente, e depois voltem para ouvir.

Quem já conhece meu trabalho sabe que eu tento passar que nós devemos nos aceitar assim mesmo como somos.

Devemos sim aceitar a Timidez para quem é tímido. A introversão para quem for introvertido. E o que seja.

Aí quando falo isso vem sempre alguém falar... ah introversão tudo bem, mas timidez não é normal e me atrapalha em tudo.

É engraçado que nos últimos tempos passaram até aceitar mais a introversão, e eu levo isso ao fato de  muitos começarem a falar mais dela, temos mais livros, vários blogs, grupos, textos de revistas, jornais, notícias, vídeos.. Aí começaram a enxergar que introversão pode ser legal sim.

E a timidez? Ah timidez é o maior mal do universo, é uma desgraça, é um pesadelo, é um tormento, é a pior coisa que pode acontecer com uma pessoa. Não é normal, é uma praga, é um pecado, prefiro morrer do que continuar sendo tímido... e por aí vai.

Voltando ao que eu tento passar. Que devemos aceitar sim que somos pessoas tímidas.

Isso quer dizer que somos pessoas conformadas ou então sou tímida coisa nenhuma e por isso estou falando isso? Ou talvez por eu ser mulher e aí tá tudo bem... pois ouvi também essa semana que para mulher a vida é mais fácil sendo tímida e todo mundo aceita. Talvez por eu ser bonita, e aí quem é bonito e tímido é considerado fofo, diferente de uma pessoa feia e tímida.

GALERA!! PAREM.. SIMPLESMENTE PAREM! Vocês já pararam para analisar o que andam pensando e vomitando nas redes sociais? Acredito que não, a maioria infelizmente nem consegue interpretar o que escrevemos e acabam respondendo de maneiras grosseiras ou inconvenientes.

Várias vezes também me perguntam como fazer então para aceitar que é tímido?

E esse também é outro problema que passamos. Eu já fui como vocês ok... o pior e mais triste de tudo é que entendo isso... realmente entendo. Claro que não existiam redes sociais como temos hoje, e em uma boa parte da minha vida nem internet tinha (Sim po.. nasci em 1983 kkkkk faça as contas)... E como uma pessoa que já foi como vocês eu sempre ficava atrás de algum milagre, cura, solução... perguntando e reclamando aos céus POR QUE AFINAL EU NASCI ASSIM????????


E o mais simples de tudo isso é que não adianta ir atrás da solução para algo que não é problema. Não adianta focarmos e insistirmos tanto em como superar a timidez, como melhorar a timidez, como curar a timidez, como diminuir a timidez. Acabamos presos nesse loop e piorando mais.

O que piora? Nossa cabeça. Colocamos na cabeça as limitações, os rótulos.

Deixamos que as outras pessoas façam isso também. Tipo... eu fico nervosa se for falar em público, e aí isso me paralisa. Mas eu fico nervosa para falar em público por achar q o público vai achar horrível eu estar lá falando com ele. Vira um ciclo vicioso...

E quando eu estou nervosa e não consigo falar em público.. e tem alguém que é metido a engraçadinho e gosta de pegar no pé das pessoas, e possivelmente resolve  fazer algum tipo de piada sobre isso.

Sobre o fato de ficar vermelha, de gaguejar, de não ir logo ao ponto do assunto ou até mesmo de falar baixo ou de nem conseguir abrir a boca para falar....

Eu deixo que aquela pessoa inconveniente e que provavelmente não tem nada bom para acrescentar, me rebaixe, faça eu me sentir mal, um lixo e todas aquelas coisas que já achava sozinha e essa pessoa que não tem nenhuma moral parece que vai lá e ponto.. dá sua palavra final.

E eu tomo como a verdade absoluta, a palavra sacramentada, juramentada, vinda direto do Ser todo poderoso. É um maldito ciclo vicioso. Não podemos fazer isso, e seguir por esse caminho.

Eu não quero me estender muito… queria apenas começar a clarear a cabeça de vocês para certas coisas que costumamos pensar muito, desabafar muito e nunca questionamos de onde vem…

Nossa mente é poderosa, é muito mesmo. Ela vai tanto para o lado bom quanto ruim. Ela pode me deixar super feliz ou super triste. Pode me deixar saudável ou doente…. e isso sem contar todo o meio externo que já nos influencia querendo ou não. Desde que nascemos e irá fazer até o fim de nossas vidas.

E voltando aquilo de como eu faço para aceitar que sou tímida. É justamente isso, usando a cabeça.

Eu sei… parece meio idiota, mas é isso mesmo. É tão óbvio… que tu fica… como não fiz isso antes?

Desde que comecei a entender isso… que eu estava me sabotando… estava indo atrás de um ideal que eu não ia alcançar, pois eu não precisava alcançar. Eu comecei a ficar mais leve.

Então dia após dia eu trabalho isso em mim, pois tudo isso é um processo que não tem fim… e todo dia você precisa ficar em contato com você mesmo para se aceitar e entender seu próprio jeito. Reconhecer seus pontos fortes, fracos, saber o que faz você se abalar, que tipo de reação você tem com as situações, que tipo de pessoas estão do seu lado e como elas são com você, se elas te rejeitam quando você age como você mesma, se elas te aceitam, se elas são falsas… é tudo mesmo bem complexo, trabalhoso e que vai demorar mesmo.

Talvez não consiga fazer isso sozinho e precise da ajuda de um bom terapeuta ou de grupo de pessoas como temos lá no grupo Tímidos e solitários, ou talvez consiga começar sozinho.

Muitos acham isso autoajuda barata, acham balela, conformismo ou que temos que mudar aquilo que não está funcionando “por assim dizer”.

Bem eu não posso ajudar quem só gosta e precisa reclamar apenas. E o que falei nem tem um passo a passo ou uma fórmula a ser seguida.

Você pode dizer agora. Eu não gosto de ser tímido, não sou obrigado a gostar e quero deixar de ser tímido. E sim, você pode mesmo, por que você pode fazer o que quiser. E é essa a grande questão. Somos nós que temos o controle. Então pq afinal você não deixou de ser tímido se é o que tanto deseja?

Parada dramática para a entrada do meme da Nazaré Tedesco

Por que você não tem como deixar de ser tímido. Se até quem não é essencialmente tímido, possui situações de timidez. Por que afinal você que realmente é, iria deixar de ser?

Simples, você não precisa.

E como então você vai fazer aquelas coisas que diz ter dificuldades em fazer? Usando a cabeça.

Como falei antes… aqui não é um audio de curso, não tem um passo a passo de nada. É apenas para você refletir.

O mundo está lotado de gente… somos bilhões de pessoas. E nele tem realmente todo tipo de gente que faz todo tipo de coisa.


Pensando para o lado das pessoas tímidas no mundo ou melhor pensando para o universo de 2951 pessoas que possuem meu grupo do facebook Tímidos e solitários hoje 24/06/2018.

Temos mulheres tímidas, homens tímidos e quem não se considera nem um e nem outro.
Pessoas de várias cidades do Brasil e de outras partes do mundo.
Menores de idade, jovens, adultos com pouca ou mais idade
Desempregados, empregados e/ou estudantes também.
Temos os virgens, temos quem não liga para isso, temos quem não faça no momento, temos quem faça no momento
temos pessoas muito novas para relacionamento, temos quem esteja se relacionando, temos quem não consegue ninguém, temos quem está casado, temos quem está divorciado, temos quem está traindo ou pensando em trair.
Temos pessoas depressivas, pessoas que venceram a depressão, pessoas que possuem depressão e aquelas que nem sabe que possuem.
tem pessoas sem amigos, tem pessoas com muitos amigos, tem pessoas que tiveram amigos graças ao grupo
temos todo tipo de profissão aqui no grupo… desenhista, profissionais de informatica, cantores, medicos, militares, motorista, segurança, enfermeiros, professores, bancários, trabalham com artesanato, fisioterapeuta, administrador, serviços gerais.
temos pessoas que não querem filhos, pessoas que perderam filhos, pessoas que possuem filhos, pessoas que desejam filhos, pessoas que não podem ter filhos

Ufa.

O que quero dizer com tudo isso? Galera… somos tímidos, somos TODOS tímidos. E daí? Beleza? Isso não é melhor ou pior.. todo mundo possui momentos bons e ruins. Temos dificuldades ou habilidades. Cada dia é uma luta, é uma batalha.

Quase tudo que existe depende é de um ponto de vista. Depende da nossa cabeça.

Se eu preciso fazer algo que não tenho facilidade para fazer… eu preciso usar minha cabeça, treinar ela, estudar, buscar um acompanhamento para me aperfeiçoar.

Quando citei todo tipo diferente das pessoas existentes no grupo… eu quis justamente destacar isso. É que cada um pode fazer o que quiser.

Você não pode se comparar a pessoa ou querer ser como ela. Eu preciso estar ciente do que tenho mais facilidade ou não e isso não anula que eu não possa fazer isso.

Eu reconheço que não sou uma pessoa espontânea e nem uso as palavras com facilidade para me expressar.

Ainda não me sinto segura para encarar um vídeo, porém eu faço anotações por escrito e as pronuncio através do áudio para tornar minhas palavras públicas para outras pessoas tímidas que estão na situação em que eu já estive antes. Ou faço elas por escrito mesmo onde eu tenho maior facilidade e foi onde comecei lá no meu blog.

Isso é algo fácil para mim? Não. É algo que estou tentando batalhar, me aperfeiçoar, por reconhecer que é importante e que não vejo ninguém tentando fazer.

Contar para todas essas pessoas tímidas, que está ok ela ser assim também. E que somos bilhões de pessoas, cada uma de um jeito, se até mesmo entre aqui os mais de 2000 mil tímidos temos nossas diferenças né? Por que afinal teríamos que ser todos iguais ou mudar para nos adequar a alguma coisa ou um jeito único de ser?

Não existe o certo ou o errado. Existe VOCÊ.

Para uma tímida (e que está resfriada) até que falei bastante. E continuem acompanhando aqui, no blog, nas redes sociais, na página, no grupo.

E não esqueça: trabalhe você para ser você mesmo. Comece hoje isso!

Beijos para todos que ouviram até aqui e tenham uma incrível semana!
Por que temos tantas pessoas dizendo que odeiam a Timidez? Vivemos em uma epidemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ASSINE NOSSO CANAL YOUTUBE

Acabaram de visitar